Razão da escolha
Decidi ler este livro porque ainda nunca tinha lido nada deste autor e tinha alguma curiosidade em conhecer o seu estilo de escrita e o seu modo de pensar.
Reação às primeiras páginas
A obra começa com as crónicas em que o autor fala da forma como ele e a sua esposa enfrentaram o cancro que ela tinha e, por isso, penso que tenha sido um bom começo, sendo que, desde essa altura, nunca tive dúvidas de que iria terminar a leitura deste livro.
Resumo
Visto ser um livro de crónicas, não há nenhum enredo que se estenda do início ao fim do livro. Contudo, estando dividido em cinco partes distintas, dentro de cada uma delas, estas seguem uma certa ordem cronológica entre elas.
Aspetos a destacar
Na minha opinião, a parte em que o autor fala da forma como ele e a sua mulher lutaram contra o cancro dela merece enorme destaque, sendo de salientar a força que ambos demonstraram ao longo do tempo e perante as mais diversas adversidades enfrentadas.
É também de destacar a forma como o autor encara a sociedade portuguesa e como esta vive várias situações do quotidiano, pois a sua forma de pensar é bastante peculiar, destacando-se pela sua inteligência e pelo seu sentido crítico.
Excerto
Seria injusto realçar apenas uma crónica, uma vez que há inúmeras bastante bem conseguidas, equiparando-se entre si. Por esse motivo, decidi optar por escolher uma parte da obra e não apenas uma crónica.
Assim, escolhi a parte “Maria João”, que corresponde às crónicas em que o autor escreveu acerca da forma como ele e a sua mulher lutaram contra o cancro dela.
Decidi escolher esta parte porque achei fantástica a perspetiva do autor e da sua força e foi isso que mais me marcou nesta obra, apesar de me identificar bastante com várias posições que o autor toma perante a sociedade portuguesa e a forma como esta encara algumas situações.
Recomendação
Devido aos aspetos em destaque acima e também por causa do excerto escolhido acima, recomendaria este livro, pois é uma boa forma de conhecer o estilo de escrita do autor bem como a sua forma de pensar. Além disso, este livro serve também como uma crítica à sociedade portuguesa da atualidade, sendo portanto também um ponto a favor que me leva a recomendar este livro.
Sem comentários:
Enviar um comentário